Rodas de alumínio prometem otimizar o transporte rodoviário

Dentre os benefícios está a leveza, o que garante maior desempenho

Apesar de ainda não serem unanimidade nas estradas brasileiras, as rodas de alumínio para caminhões ganham cada vez mais espaço no mercado internacional em razão de uma série de benefícios. É que o modelo é mais resistente e leve, o que traz maior desempenho, já que reduz o peso. Ou seja, quanto mais leve o veículo, menor será o esforço do motor para funcionar e o consumo de combustível será menor.

Além disso, especialistas apontam que a beleza também contribui para a expansão do mercado, afinal alguém resiste ao brilho? Projeções mostram que as rodas de alumínio podem ser 50% mais leves e até 5 vezes mais resistentes se comparadas com as rodas de aço. O investimento tem retorno garantido, apesar do preço, em alguns casos, um pouco mais elevado.

O segredo da durabilidade está no processo de produção. A roda de alumínio é feita a partir de um único bloco, sem a necessidade de solda. Por sua vez, as rodas de aço são de maior durabilidade, pois possuem solda e o processo de produção compromete o material.

A Alcoa Wheels, importante fabricante, relata que tem registros de rodas produzidas há mais de 30 anos que ainda estão em circulação. Segundo uma pesquisa feita pela Japan Light Alloy Wheels Standard, as rodas de alumínio sofrem menos danos em colisões a 50 km/h do que os modelos de aço, por exemplo.

Benefícios

Outra vantagem é que a redução do peso pode ampliar a lucratividade, pois é possível aumentar o peso da carga com a redução do peso da roda.

O CEO da Victoria Advisory, Vinicius Lisboa, afirma que está atento às especificidades do setor para garantir negócios aos clientes. “As vantagens das rodas de alumínio ainda são pouco exploradas, mas o transporte rodoviário deveria focar atenção na substituição. Por isso, orientamos o cliente a traçar um plano logístico personalizado”, avalia.

Além de todas as vantagens elencadas, as transações envolvendo rodas de alumínio devem ganhar espaço a partir da preservação do meio ambiente. O BMW Group, por exemplo, anunciou que a partir de 2024 produzirá rodas de alumínio fundido produzidas com 100% de energia verde. A mudança reduzirá a emissão de dióxido de carbono (CO2). Outro destaque é o laboratório de teste da BTE – Better Wheel. A partir de instrumentos específicos de aferição, a marca certifica o padrão de qualidade do produto, o que demonstra a seriedade do setor. 

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Mais Notícias