Escassez de containers provoca crise mundial no transporte marítimo: consumidor já sente os efeitos da crise

Nos últimos meses, o mercado global tem sofrido com os impactos da falta de containers, o aumento drástico dos fretes marítimos e o lockdown nos portos, que mudaram os processos de logística em todo o mundo.

Embora a situação tenha piorado em decorrência da pandemia da Covid-19 e chegado a pontos extremos nesse ano, o Brasil já enfrentava dificuldades nas importações desde 2019, quando começou o período de recessão no país. Mesmo assim, o cenário ainda se mostrava positivo até a crise sanitária elevar os custos logísticos e aumentar a inflação. Nem a turbulenta relação entre os Estados Unidos e a China nos últimos anos havia contribuído tanto para a escassez de matéria-prima e para o aumento das taxas de frete, que atualmente contabilizam 700% de diferença.   

O mercado global de alimentos é o mais afetado pela crise do transporte marítimo. Os commodities já estão em falta, a inflação é inevitável e o consumidor já sente no bolso o resultado: tudo está mais caro no mercado. A indústria também sofre as consequências, pois os valores de peças e maquinários dispararam. A maior demanda de containers para atender as necessidades da área da saúde durante a pandemia também influencia o setor industrial, já que atualmente há mais equipamentos em atividade nessa área. 

A pandemia vai acabar, mas vai deixar como herança resíduos dos tempos difíceis. Embora as expectativas sejam otimistas já para o segundo semestre, o cenário para 2022 continua bastante desafiador. É preciso oferecer aos usuários das empresas logísticas um atendimento personalizado, para entender o que acontece e atender de acordo com a realidade de cada um de forma assertiva.

Fazer uma leitura do mercado, dos custos, tentar a negociação dos produtos em diferentes locais – mesmo que o cliente tenha pressa – são detalhes imprescindíveis para a garantia de melhores opções de custo. Também é importante negociar os gastos dos insumos, ficar atento aos que não valorizaram tanto e incentivar testes com outros tipos de matéria-prima. Trocar o aço pelo alumínio, por exemplo, é uma alternativa.

A customização da logística para cada comprador é uma característica da Victoria Advisory. Oferecemos pacotes de serviços diferenciados e encontramos saídas a fim de sermos criativos para facilitar a viabilidade dos negócios. Otimizamos os custos logísticos e o desenvolvimento de novas perspectivas de crescimento em comercializações internacionais. 

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Por Vinicius Lisboa – Consultor em negócios internacionais e CEO at Victoria Advisory

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