Reduza custos e perdas nas importações com a inspeção de fábricas e de pedidos internacionais

O serviço abastece os importadores com informações sobre como o produto é feito e diminui as preocupações com avarias durante o processo de embarque 

Você já imaginou ter parte do valor investido no produto perdido com avarias e desconformidades? Ou ainda ficar decepcionado com a qualidade do produto por desconhecer como ele é feito? Esses são riscos evitáveis. É por isso que a inspeção de fábricas e de serviços são tão necessárias quando o foco é proteger os negócios, especialmente quando as transações são fechadas com uma distância geográfica de, aproximadamente, 15 mil quilômetros.

Todas essas ameaças são afastadas a partir do trabalho de quem vai antes verificar tudo e garantir que o negócio tenha êxito até a entrega. Isso começa com a inspeção de fábrica, que é realizada in loco, nas empresas que irão fornecer os produtos aos importadores.

Como a inspeção é feita

Primeiro, é aplicada uma auditoria que leva em consideração a metodologia 5S. Ela ajuda a conhecer o exportador e suas etapas de produção até a saída da mercadoria da fábrica. A Victoria Advisory avalia a rotina de produção, a agilidade e os negócios do exportador. Ou seja, itens que avaliam se os processos são organizados e sistematizados e que asseguram confiabilidade, qualidade e produtividade.

O relatório entregue ao importador contém as observações positivas e os itens a serem reconsiderados para a tomada de decisão de compra. Afinal, como conhecer o exportador e sua capacidade e qualidade de produção se ele está lá no sul da Ásia, do outro lado do mundo, longe dos olhos, dos critérios de qualidade e de responsabilidade de quem compra?  O serviço inclui ainda fotos.  É assim que a distância é reduzida e o negócio se torna mais assertivo.

O consultor em negócios internacionais e CEO da Victoria Advisory, Vinícius Lisboa, conta que elaborou o protocolo de atendimento da inspeção de fábricas baseado em sua experiência de décadas no comércio internacional.

“Nosso serviço de inspeção de fábricas está baseado nas dores dos importadores com compras e embarques mal sucedidos. O Brasil não tem o hábito de fazer a inspeção. O resultado é que muitos importadores ficam frustrados e com custos que poderiam ser eliminados”, afirma.

Para facilitar a vida do importador, Lisboa projetou ainda a entrega das informações de maneira direta. “Nosso relatório é coeso e com informações completas sobre quem é o fornecedor, como o produto é elaborado, onde está a fábrica, sua ligação com a comunidade local, entre outros detalhes que não seriam visualizados pelo importador. É muito mais eficiente do que ir pessoalmente”, completa.

Vantagem percebida por Leandro Simões de Paula, da Torati Automotive, que atua desde 2014 na categoria de auto peças. Simões avalia que a inspeção de fábrica foi fundamental na tomada de decisão e que o relatório apresentado pela Victoria Advisory assumiu a função de um raio x, contendo todos os aspectos do fornecedor.

“No processo de importação temos que ter assertividade na escolha de nossos fornecedores e isso é possível por meio da inspeção de fábrica. Foi esse serviço que nos deu segurança para comprar de um fornecedor com processo de produção robusto, com controle de qualidade eficiente e uma expedição confiável”, afirma. “Com esse processo sentimos mais segurança em nosso fluxo de importação”, acrescenta. 

Inspeção de pedido

E se o produto chegar com avarias? Isso pode ocorrer durante o transporte, pois muitas mercadorias precisam de embalagens especiais e cuidado nos primeiros embarques. Existem ações que podem reduzir as perdas e uma delas é a inspeção de pedido, um serviço que pode ser agregado à inspeção de fábrica.

A inspeção de pedido afasta possíveis desconformidades antes do embarque, garantindo a chegada efetiva, sem transtornos. Um dos itens averiguados é o embalo, além do acabamento do produto e as medidas.

A executiva de Desenvolvimento de Negócios e Marketing da Victoria Advisory, Ana Gumy Block, destaca que a inspeção de fábrica e os pedidos podem ser associados ou feitos de maneira independente.

“Para quem vai começar, sem dúvida, é importante qualificar o exportador, ou seja, fazer a inspeção de fábrica. Já a inspeção de pedidos vem logo a seguir, dando confiabilidade aos primeiros embarques, principalmente naqueles em que há risco de avarias”, explica.  

Vantagens de agregar os serviços

Os dois serviços evitam prejuízos incalculáveis para o importador. Segundo Lisboa, o investimento, geralmente, é de aproximadamente 2% do valor do negócio.

“É estratégico entender que o custo desses serviços se torna irrisório, uma vez que o comprador afasta a possibilidade de perdas e até de aumento no valor final do produto em meio às tratativas mal sucedidas. Ou seja, são serviços que se pagam”, conclui Lisboa.

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