Por que supply chain deve ser protagonista no franchising? 

Soluções oferecidas pela Victoria Advisory melhoram a consolidação dos negócios 

Você sabia que o segmento das franquias expandiu 9% no Brasil em 2021 apesar do cenário desafiador imposto pela pandemia? Foram 22,8 mil novas unidades e crescimento de 10% no faturamento.

Parte do sucesso está diretamente ligado à busca de padrão internacional por parte dos franqueadores, além de foco em produtos de excelência. Uma dinâmica que passa pela gestão da cadeia de suprimentos. Sem ela, a padronização – característica marcante nas franquias – fica comprometida.

É a logística que vai definir parâmetros, além de mostrar a melhor embalagem e área de armazenamento. Por isso, as etapas precisam estar alinhadas. Isso é o supply chain, que está diretamente ligado ao planejamento e a garantia de que os suprimentos serão transportados e acondicionados adequadamente sem riscos para o controle de qualidade. Essa estratégia passa por uma boa relação com fornecedores, padronização e comunicação.

O supply chain tornou-se estratégico e integrante dos comitês de risco das empresas. Como conseguir organizar e orquestrar com tantas restrições e vulnerabilidades que envolvem o comércio internacional? É preciso saber que o mapa de decisão pode ser diferente em questão de horas.

Tudo que tem afetado o mundo, tem afetado o pensar da logística, e isso não é diferente no setor de franquias, por isso o supply chain deve fazer parte de um pacote para alcançar bons resultados. Ele deve atuar como protagonista.

No caso específico dos franqueados, a estratégia passa pela verificação do armazenamento e controle de estoque, padronização de insumos e monitoramento das entregas. Por outro lado, os franqueadores devem focar na entrega para garantir estoque, conformidade do pedido e distribuição ao franqueado.

Já tratamos em nosso informativo anterior, mas o assunto ainda pede atenção. Os últimos dois anos foram desafiadores para a cadeia de suprimentos, que sofreu as consequências das restrições logísticas. Por isso no franchising a preocupação com supply chain deve ser fundamental.

Detalhes que estão no escopo do atendimento da Victory Advisory. Eu e o CEO da Victoria Advisory, Vinicius Lisboa, visitamos recentemente na ABF Franchising Expo, evento que reuniu as principais redes de franquia do país e lideranças do setor.

Estamos preparados para consolidar pedidos e elevar a segurança para o franqueador, além de garantir a distribuição efetiva para o franqueado, ou seja, a compra estratégica e coordenação logística internacional e nacional.

Por Ana Gumy Block, executiva de Desenvolvimento de Negócios & Marketing

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Mais Notícias