O feriado do Ano Novo chinês está em seu planejamento?

Festividade é a mais importante para os chineses e requer compras antecipadas, pois interfere na produção, transporte e embarque das mercadorias

Quem atua no Comércio Exterior deve ficar atento às peculiaridades do calendário oriental para que os resultados dos negócios não sejam afetados. O Ano Novo chinês, por exemplo, é a festividade mais importante para os chineses e a data impacta de maneira significativa a produção, o transporte e o embarque das mercadorias.


Isso ocorre porque os chineses reservam o período para uma semana de folga. Resultado: praticamente todas as linhas de produção no país podem parar. Em 2023, por exemplo, a celebração começa no dia 22 de janeiro e, como em todos os anos anteriores, haverá uma programação extensa.


Outro fator que deve ser considerado no planejamento é que muitas pessoas viajam pela China nesse período, justamente para participarem das festividades ou ficarem com a família, uma vez que algumas fábricas aproveitam para estender o período de folga dos trabalhadores. O resultado é maior dificuldade de logística e transporte.


O consultor em negócios internacionais e CEO da Victoria Advisory, Vinícius Lisboa, explica que as especificidades do período podem assustar o importador, mas, com planejamento, não há risco. “É fundamental encaminhar pedidos de compra até dezembro, pois, depois dessa data, dificilmente as indústrias chinesas conseguem dar conta da demanda”, orienta.
De acordo com Lisboa, há alguns anos os fabricantes se planejam para atender pedidos antes que o feriado comece. “Se não houver planejamento, o importador corre o risco de ficar sem o produto”, explica Lisboa. “O ideal é garantir o pedido para que o produto esteja no embarque antes do período crítico”, finaliza.

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