Importadores e exportadores esporádicos precisam ficar atentos às etapas logísticas: soluções da Victoria Advisory melhoram a fluidez da operação.

Para atuar em importação ou exportação, é necessário que as empresas trilhem caminhos seguros em negócios internacionais ou comércio exterior. Estar atento a competências, habilidades e atitudes condizentes ao mercado é imprescindível para o sucesso das negociações, independente do importador ser ocasional ou atuar de forma frequente em transações comerciais.

Tanto o mercado nacional quanto o internacional tem as suas especificidades, por isso, o empreedendor precisa ficar de olho no comércio global para entender a burocacria e os detalhes que fazem parte dos diferentes processos. Compreender as diferenças é fundamental para quem quer transitar por ambos os espaços.

Ao abrir oportunidades para novas perspectivas, importadores de diferentes portes e estilos têm a oportunidade de aprimorar suas jornadas, ou seja, as trajetórias de interesses e preferências, para alcançar seus objetivos. No caso de importadores e exportadores esporádicos, chamados também de ocasionais, é necessário prestar atenção na estruturação da rotina logística, que envolve procedimentos específicos para cada transação.

Mas quem são, exatamente, os chamados exportadores e importadores ocasionais? É possível identificá-los normalmente em duas situações: a primeira é formada por aqueles que querem fazer uma “compra certa”, de qualidade, especificado para si ou para a empresa. O empreendedor busca um processo assertivo, prezando por negociações que proporcionam um bom custo-benefício, correndo menos riscos de adquirir mercadorias avariadas ou diferentes das observadas em um catálogo ou na internet, por exemplo. Nesses casos, normalmente os investimentos são até cerca de USD 3.000,00 e o processo de operacionalização é simplificado, pois a mercadoria é para uso próprio, não há revenda. Já a segunda situação que identifica os importadores e exportadores ocasionais é composta por quem está no início de jornada internacional. Aqui, há quem saiba que existem importantes diferenças entre o mercado doméstico e o internacional em documentação, processos e acompanhamentos e, por reconhecer a importância de trabalhar com transações internacionais e comércio exterior, procura conhecer a situação global, os detalhes logísticos e faz questão de acompanhar o processo e ter a orientação de quem já tem o know how nesse tipo de operações. Mas, como em qualquer perfil de importador, também há quem prefira, infelizmente, “aprender fazendo” e ter atrasos, custos não estimados e até operação inviabilizada por equívocos documentais, processuais ou de cálculo.

É preciso entender que cada importação/exportação, mesmo que seja de uma mesma mercadoria, precisa seguir um processo de atenção e controle ao ambiente internacional, local e logístico. Isso porque quem compra ou vende esporadicamente está vulnerável às “diferenças” desconhecidas e a barreiras alfandegárias e não alfandegárias.

Fazer um plano logístico personalizado é de extrema importância para quem pretende ingressar ou se desenvolver no mercado internacional. O suporte adequado faz a diferença na resolução de questões relacionadas a leis e ao ambiente de negócios que envolve o documental, contábil, financeiro, fretes, seguros e licenças. Os detalhes podem dar bastante dor de cabeça, por isso, construir uma estratégia que envolva toda a operacionalização é fundamental.

Para você ou sua empresa trilharem novos caminhos em Comércio Exterior, nós, da Victoria Advisory, desenvolvemos uma estratégia de serviços estruturados para assessorar a sua trajetória. Chamamos esse processo de “Trilha do Importador Ocasional”, que proporciona uma jornada mais rápida e fluida, com soluções desenhadas especialmente para você evitar erros de entendimento durante o processo logístico internacional. Atuamos com assertividade e êxito nos resultados, oferecendo o melhor acompanhamento e orientação para os importadores e exportadores esporádicos. A estruturação de fluxo ideal de importação/exportação propõe uma experiência de desenvolvimento e aprendizado único que resultará no desempenho positivo dos seus negócios.

 Por Ana Gumy Block

Executiva de Desenvolvimento de Negócios & Marketing Victoria Advisory

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Mais Notícias