Empreendedorismo focado no mercado internacional oportuniza a entrada de pequenas e médias empresas no mercado global

*Por Ana Gumy

Alavancar a atividade empresarial do país, gerar empregos e levar inovação à sociedade são algumas das particularidades do empreendedor, que vê na tecnologia e inovação a oportunidade de crescer e entrar no mercado internacional. A transformação digital proporciona agilidade às negociações e beneficia empresas de todos os portes que buscam expansão na cadeia global. Principalmente por causa e impacto da pandemia da covid-19, as pequenas e médias empresas precisaram se reinventar, se adaptaram a novas formas de comercialização, buscaram diferenciais para se destacar e também criar oportunidades de negócio em meio à crise sanitária.

O impacto nos custos, as mudanças de demanda e oferta, o regulatório – tanto local quanto internacional, são algumas das transformações que ocorreram, de forma acelerada, nos últimos dois anos. A formação de Supply Chain** e as vantagens competitivas para o mercado doméstico nos setores financeiro e logístico, assim como a customização e desenvolvimento de linhas de produtos, se fortaleceram e abriram novas possibilidades nas transações de compra e venda nacional e internacional.

Porém, existe uma rol de possibilidades para os empreendedores agirem no mercado: há quem queira, apenas com um clique, importar mercadorias em sites de compras – sem conhecer antecipadamente a qualidade do produto e direcionado por custo, facilidade, tamanho do negócio e oportunidade, assim como existem aqueles empreendedores que buscam negócios mais estruturados, com desenvolvimento de parcerias para crescer ao importar com qualidade e a preços competitivos, visando também a sustentabilidade. De um extremo ao outro, há variações de perfis de empreendedor, segmentos de produtos, tempo de entrega, adesão a requisitos do consumidor, legislação local, operações e processos logísticos, ou seja, muitas partes e detalhes que influenciam os resultados.

Em um período volátil e de incertezas, em que as importações e exportações são impactadas por motivos variados, como a redução de disponibilidade de conteiners, de mão de obra, instabilidade de diferentes tipos na China, EUA, Europa e América Latina, entre outras situações, empreender é um desafio e, no mercado internacional, tem adicionais de gerenciamento de riscos, assim como oportunidades. Desafios com certificações, licenças, logística nacional e internacional, armazenamento e câmbio, são exemplos de quem prefere caminhar sozinho. Nesse caso o produto pode ser diferente do visualizado em sites, e gerar custos e/ou perdas não previstas, diferente de um planejamento antecipado da operação de compra estratégica. Compras como essas podem ocasionar em produtos que vêm para o Brasil com documentações incompletas, situação que pode provocar a perda parcial ou total das mercadorias e do investimento financeiro realizado.

Para o empreendedor ser assertivo em compras internacionais, é preciso negociar com preços acessíveis e conhecer as planilhas de custos, sem deixar de lado a qualidade. É fundamental conhecer e entender seu mercado e ambiente de negócio e também procurar desenvolver parcerias para obter, em primeira mão, novidades e inovações. Procurar empresas de logística, que possam trabalhar em sintonia aos objetivos estratégicos da empresa,e de forma personalizada, compor um diferencial para as transações, faz a diferença na evolução do negócio e no desenvolvimento de operações, com resultado fluído em processos e positivo no financeiro. Para inovar, é preciso estar atento aos avanços da tecnologia, levar conforto, serviços, proposta de valor para o consumidor e, também, focar em questões de sustentabilidade. 

Especializada em prestar consultoria para pequenas e médias empresas que querem crescer de forma consolidada e estruturada, a Victoria-Advisory atua com a assessoria e integração de serviço e comércio exterior, com foco em estratégia de compras, gerenciamento de fornecedores, eficiência de operações, processos e logística internacionais.  A empresa faz questão de conhecer os fornecedores, a estrutura oferecida para a disponibilidade do produto, constrói parcerias e um road map*** de negociação que abrange toda a cadeia logística. A otimização de custos logísticos e o desenvolvimento de novas perspectivas de crescimento são de extrema importância, principalmente para os pequenos e médios empreendedores, que aproveitam a expertise da empresa para entrar no mercado de forma global.

**Suply Chain – “Cadeia de Suprimentos” ou “Cadeia Logística”. Trata-se de um processo complexo que envolve todas as operações de uma empresa, desde a compra da matéria-prima, até a fabricação e entrega ao consumidor.

***Road Map –  É uma espécie de mapa, que apontará todo o processo logístico de uma mercadoria, como uma bússola, acompanhando cada período de sua evolução.

*Ana Gumy é Executiva de Vendas, Desenvolvimento de Novos Negócios e Marketing na Victoria-Advisory.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Mais Notícias