Desenvolvimento marca os últimos 15 anos dos portos no cenário global

Transformação digital e melhoria em infraestrutura são responsáveis pelo avanço portuário em todo o mundo

Soluções logísticas portuárias demandam adequação assertiva em infraestrutura para facilitar fluxos comerciais e garantir sucesso no comércio internacional. Por isso, compreender as etapas, desafios e burocracias são fundamentais para um processo logístico eficiente.

Desenvolvimento e modernização marcaram os últimos 15 anos de atividade dos portos no cenário global, os quais impactaram diretamente na coordenação de compras internacionais e estratégias em comércio exterior pela Victoria Advisory.

A infraestrutura no setor teve uma melhora significativa, o que ocasionou um processo logístico mais assertivo, segundo o CEO da empresa, Vinícius Lisboa:

“Há 15 anos, a estrutura era ruim, o processo era muito moroso. De 10 anos para cá, tivemos ganhos em tempo e custos pela transformação digital no sistema da Receita Federal, que otimizou a liberação dos produtos importados e trouxe mais segurança ao importador”, afirma.

Outras mudanças que trouxeram avanços para a logística de importação nos portos foram investimentos em infraestrutura, recuperação e conservação das instalações para maior participação de empresas privadas nos serviços de exploração de portos públicos organizados, que promoveram transformação.

Vinícius Lisboa ainda explica que a gestão portuária foi fundamental para o crescimento logístico:

“Atualmente a gestão é moderna, se aproxima das grandes empresas da iniciativa privada. Esse cenário se deve às privatizações e concessões, importantíssimas para o desenvolvimento do setor. Outro ponto importante é que os clientes são bem informados: antes não sabiam como importar, mas, hoje, o empresariado já conhece as etapas, o que auxilia na maior compreensão e celeridade dos trâmites”, afirma.

Mesmo com os avanços portuários, ainda há desafios para os próximos anos, já que a logística internacional tem um grande potencial ainda não explorado:

“Investir no setor significa uma conquista ainda maior do mercado internacional, e a livre concorrência acelera tal processo. Por isso, acompanhar o desenvolvimento desse mercado, realizar consultoria estratégica, negociação com fornecedores e gerenciamento dos processos logísticos a fim de promover uma importação rápida, com o menor custo e de forma totalmente segura é fundamental. Por isso é importante que o importador procure empresas de logística que cresçam junto ao mercado internacional e que ofereçam sempre as melhores soluções de serviços ”, conclui Vinícius.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Mais Notícias