Compra estratégica e serviço customizado ajudam empresas a enfrentar a crise de matéria-prima

A falta de matéria-prima e o consequente aumento global dos preços de insumos, elevaram os custos operacionais da produção industrial que, por sua vez, pressionaram consideravelmente o valor dos produtos vendidos ao consumidor final. De acordo com o levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mais de 70% das companhias estão com dificuldades na obtenção de matérias-primas e insumos para suas fábricas.

A pandemia afetou toda cadeia industrial, desde a linha de montagem do componente até o produto final. Isso se deve, principalmente, por dificuldades logísticas como a diminuição da oferta de transportes marítimos e a escassez de contêineres. Além disso, o custo do frete aumentou vertiginosamente no período e, por consequência, alavancou o custo logístico. A situação obrigou as fábricas desacelerarem a produção e reduzirem produtos nos estoques.

Segundo Vinícius Lisboa, CEO da Victoria Advisory, outros fatores contribuíram para o agravamento do quadro. “A incerteza gerada tanto por órgãos como OMC (Organização Mundial do Comércio), como pelos gestores públicos atrapalhou muito. A insegurança e falta de planejamento das autoridades atingiram em cheio o mercado de commodities. Isso provocou o aumento irregular da demanda, o que prejudicou ainda mais o sistema logístico. A ideia deveria ser a restrição entre pessoas e não a limitação de mercadorias”, declara o CEO.

Planejamento como forma de prevenção

Planejamento é um dos pilares da Victoria Advisory, que realiza o trabalho de compras e logísticas estratégicas, coordenando o processo do início ao fim. O fabricante recebe as mercadorias direto em sua unidade, sem se preocupar com os trâmites de importação.

O termo Advisory presente na marca significa gestão ativa. Essa gestão promove a interação da operação junto ao comprador. A metodologia diminui o impacto da crise logística no negócio e garante que o cliente tenha uma operação eficiente de compra e venda, por meio da prevenção de potenciais riscos, o que facilita a logística.

Em 2021, com a pandemia ainda mais intensa, o trabalho coordenado pela Victoria concentra-se na identificação e monitoramento de oportunidades de redução de custos. Para isso, o cliente conta com a orientação de profissionais que analisam o cenário do negócios e sugerem alternativas como pagamentos antecipados, contenção de estoques, redução de promoções, além da renegociação de preços. “A renegociação é o ponto principal. Semanalmente monitoramos, negociamos e renegociamos o melhor custo x benefício do processo de importação e a operação de compra e venda. Para isso, estamos em contato constante com os mais capacitados fornecedores internacionais, a fim de oferecer o que há de melhor para a operação do nosso cliente”, finaliza.

Siga nossas redes sociais e conheça mais sobre nossos serviços:


Por Vinicius Lisboa – Consultor em negócios internacionais e CEO at Victoria Advisory

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Mais Notícias