
Linha inédita permite embarque em contêineres NOR desligados e reduz custos para exportadores de produtos perecíveis
A Mediterranean Shipping Company (MSC) anunciou recentemente o início de uma rota direta para cargas refrigeradas entre o Brasil e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, abrindo novas oportunidades para exportadores de produtos perecíveis. A linha, que parte do porto de Itajaí, em Santa Catarina, e passa por diversos portos estratégicos na América do Sul, África e Ásia, promete reduzir significativamente os tempos de trânsito para os principais destinos do Oriente Médio.
“Esta nova rota representa um avanço importante para empresas brasileiras que trabalham com alimentos perecíveis. Reduzir o tempo de entrega e os custos de frete é fundamental para manter a competitividade no mercado internacional”, afirma Vinícius Lisboa, CEO da Victoria Advisory.
Ele destaca que Abu Dhabi funcionará como um centro de transbordo estratégico, permitindo que mercadorias alcancem outros portos da região do Golfo de forma ágil e segura. Um dos destaques desta operação é o uso de contêineres NOR (non-operative reefer), que podem ser carregados desligados.
“O contêiner NOR é uma solução interessante para quem busca reduzir custos. Ele permite inserir mercadorias enquanto desligado, tornando o frete mais acessível e flexível. No entanto, os equipamentos são limitados e, muitas vezes, precisam ser trazidos de fora. Por isso, aconselhamos nossos clientes a consultarem a Victoria Advisory antes de planejar envios”, explica Lisboa.
A MSC projeta que a carga brasileira chegará a Abu Dhabi em menos de 33 dias, a Shuwaikh, no Kuwait, em 38 dias, e a Hamad, no Catar, em 39 dias. Além de servir diretamente os Emirados Árabes, a rota oferece possibilidade de transferência para outros países da Ásia e do Golfo, beneficiando exportadores que buscam agilidade e confiabilidade no transporte de produtos sensíveis.
Para Vinícius Lisboa, acompanhar tendências logísticas globais impacta positivamente os negócios, com melhor custo-benefício e mais agilidade nas importações. “Nosso papel é atuar junto aos nossos clientes, identificando oportunidades e soluções que tragam eficiência e segurança para suas operações internacionais. A nova rota da MSC é um exemplo de como a inovação logística pode gerar vantagens concretas para quem atua no comércio exterior”, conclui o CEO da Victoria Advisory.


