
Entramos no último trimestre de 2025 atentos às transformações globais que impactam a logística. Claramente, o Brasil arrefeceu no comércio bilateral com os Estados Unidos, desacelerando as transações a partir das sobretaxas. É evidente que o tarifaço provocou queda expressiva nas exportações e apresentou crescimento mais lento nas importações, com impacto nas cadeias produtivas.
Porém, apontamos para um outro cenário que surpreende, à medida em que o mercado se mostra favorável diante dos preços do frete e do dólar a um menor nível. Portanto, vivemos um período para aproveitar as aberturas decorrentes deste contexto.
Por exemplo, as fábricas no Oriente estão em busca de negócios e estão a postos para receber encomendas de produção. Como consequência, as cadeias produtivas para fornecimento se mostram aquecidas. E do lado da demanda, o que esperar? Com a chegada do fim do ano, há a perspectiva de que o mercado comprador se movimente de forma mais dinâmica. Ao que tudo indica, o empresário brasileiro está aguardando o melhor momento para investir em compras, visto que, não raro, é impactado por notícias negativas que envolvem a economia nacional e as turbulências internacionais.
Mas fiquem atentos! É hora de investir e não perder negócios, porque as oportunidades existem e é possível estabelecer novas relações.
Nós, da Victoria Advisory, estamos ao lado do empreendedor, orientamos uma visão estratégica para o mês. Outubro é promissor para a realização de pedidos e a agilidade das encomendas, orientadas pelas melhores perspectivas resultantes de análises detalhadas do mercado. Se possível, adiantar pagamento das mercadorias, aproveitando, em especial, a queda do dólar. Fique conosco e esteja um passo à frente!