Carta ao leitor

Brazilian and Chinese Flags together. Representing Brazil and China alliance, trade, friendship, other relations.

Agosto trouxe sinais decisivos para quem depende do competitivo mercado de compras internacionais e logística global. O transporte marítimo segue sob pressão, especialmente nas rotas entre Ásia e Américas, em função do realinhamento de capacidade dos armadores e da instabilidade em pontos estratégicos.

Esse cenário já impacta empresas que precisam organizar seus estoques para o último quadrimestre do ano e exige atenção redobrada. No início de setembro, observa-se uma tendência de elevação dos fretes na rota China–Brasil, impulsionada tanto por fatores internos da China quanto pela alta sazonal típica do Ocidente.

O Festival do Início do Outono, um dos mais importantes feriados chineses, suspende as atividades locais por ao menos três dias. Em 2025, a celebração será em 6 de outubro, uma segunda-feira, o que deve ampliar o período de paralisação. Logo na sequência, a aproximação das vendas de Natal e o pico de demanda no comércio internacional aumentam a disputa por espaço nos navios, reduzindo a previsibilidade e encarecendo as operações.

Para os importadores brasileiros, a recomendação é clara: quem antecipar suas compras para formar estoques de fim de ano, entrará em uma corrida por embarques em meio à valorização dos fretes até dezembro. Evitar atrasos e custos extras dependerá de um planejamento assertivo com fornecedores, alinhado à real demanda dos clientes e à negociação de fretes em momento oportuno.

Nós, da Victoria Advisory, acreditamos que a logística internacional deve ser conduzida com gestão ativa, inteligência de mercado e decisões orientadas por dados. Conte conosco para estruturar suas estratégias e assegurar que suas importações cheguem no tempo certo e ao melhor custo-benefício.

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